quem somos
O Clube Social Negro da Cidade de Joinville/SC
A título de curiosidade, o clube localizado na Zona Sul de Joinville, no Bairro Floresta, recebe o nome Kênia, a escolha deve-se à homenagem feita pelos sócios fundadores à União Africana do Kênia, partido político da década de 60 e atualmente é o país africano Quênia.
Galeria da Presidência

Aires Zacarias
1972 - 1973

Oscar Rodrigues
1974 - 1977

João Domingos
1977 - 1980

Ideraldo Luiz Marcos
2005 - 2008

Everal do Pereira
2013 - 2014

Deivison Maicon Garcia
2015 - 2019
.jpeg)
Anne Silva
2019 - 2020

Sandro Silva
2020 - 2021

Edson Luis Sestrem
2021 - 2024

Richel Marcelina
2024 - 2026
Este espaço é um tributo à memória e à liderança que moldaram nossa história. Neste espaço, celebramos aqueles que dedicaram sua visão, força e comprometimento à construção e preservação deste patrimônio cultural. Cada rosto e nome aqui representados contam capítulos de resistência, união e progresso, lembrando-nos de que o presente que vivemos é fruto do legado construído por essas lideranças ao longo dos anos.




Conheça nossos espaços
Os espaços do Kênia Clube são ideais para eventos culturais, sociais e ensaios artísticos. Com o nosso Salão Principal, que acomoda até 500 pessoas, e a Sala de Dança, mais intimista e perfeita para ensaios e aulas, oferecemos ambientes versáteis e preparados para diferentes tipos de atividades.
Explore as opções e faça sua reserva para garantir o espaço perfeito para o seu evento.

história
Fundado em 06/09/1960,
o Kênia Clube sempre se localizou na Zona Sul de Joinville.
Inicialmente, o Clube alugava o Salão da Sociedade Operária, também no Bairro Floresta, e posteriormente passou a alugar o Salão pertencente à Sociedade Vera Cruz.
Após alguns o Kênia adquire referido salão, por meio do empenho de seus sócios e dirigentes, e o imóvel da Rua Botafogo, nº 255 torna-se o endereço definitivo da Sede do Kênia. O local da Sede não foi escolhido por acaso, tendo em vista que, conforme a história de Joinville, os negros se instalaram na cidade, mais precisamente na Zona Sul.
A criação do Clube foi uma ideia que partiu de amigos negros, por inexistir opções de lazer para os negros em Joinville, estes foram obrigados a se reinventar e a exemplo dos Clubes de Negros em outras cidades, como Itajaí e Criciúma, fundaram o Kênia.
Além de ser um espaço de lazer e sociabilidade, o Kênia também é símbolo da resistência, marcado pela trajetória de luta do povo negro na sociedade joinvilense, que sofreu com o preconceito étnico, à época muito severo, e que não permitiu uma aproximação com as demais etnias que compunham a sociedade.
Diretoria
Acesse o Portal da Transparência clicando aqui