...
top of page

Griots

Os griots são contadores de histórias, guardiões da memória, narram os acontecimentos de um povo, passando as tradições para as gerações futuras. Aqui você confere um pouco das narrativas da Sociedade Kênia Clube.

Ilustração do Padilha
Ilustração do Seu Risca
Ilustração da Dona Fióca
Ilustração da Luiza
Use this space to share a testimonial quote about the business, its products or its services. Insert a quote from a real customer or client here to build trust and win over site visitors.

Name Lastname

Name Subtitle

Use this space to share a testimonial quote about the business, its products or its services. Insert a quote from a real customer or client here to build trust and win over site visitors.

Name Lastname

Name Subtitle

Use this space to share a testimonial quote about the business, its products or its services. Insert a quote from a real customer or client here to build trust and win over site visitors.

Name Lastname

Name Subtitle

1960

FUNDAÇÃO DO KÊNIA CLUBE

A Sociedade Kënia Clube foi fundada em 6 de setembro de 1960 pelos associados Hélio Cardoso Veríssimo, José Francisco Ramos, Rubens Martins, Marcelino Rocha, Luiz Fagundes, José Carlos Nascimento, Luiz Paulo do Rosário, José Domingos
Cardoso e Oziel Silva. O baile que celebrou a iniciativa tinha o lema "Não se deve julgar os homens pela sua cor de pele". Os fundadores da associação se inspiraram no movimento social e partido político União Africana do Kênia (KAU), para batizar o clube joinvillense. A KAU reivindicou e lutou pela independência do Quênia, país
africano que esteve sob o domínio da Inglaterra até 1963, quando se tornou, enfim, independente.

1965

PROMULGADA A LEI MUNICIPAL Nº 731/1965

Em 25 de fevereiro de 1965, na gestão do Prefeito Helmut Fallgatter, foi reconhecida como de utilidade  pública a Associação Beneficente Sociedade Kênia Clube pela Câmara de Vereadores de Joinville.

1965

CONQUISTA DE UM ESPAÇO PRÓPRIO

Em 1965, na gestão do Sr. Manoel Bráz, a Sociedade Kênia Clube conquistou

a sede própria.
O espaço situava-se no Bairro Floresta, Região Sul de Joinville - SC, mesmo endereço até hoje. A construção era de madeira e posteriormente foi reconstruída em alvenaria.

1968

NASCE A ESCOLA DE SAMBA

AMIGOS DO KÊNIA

A Sociedade Kênia Clube foi a primeira a formar uma escola de samba em Joinville. A Escola de Samba Amigos do Kênia, que posteriormente passou a se chamar Escola de Samba do Kênia e atualmente se chama Escola de Samba Príncipes do Samba, desfilou pela primeira vez como bloco, em 1968, com cerca de 25 participantes.

1970

KÊNIA INAUGURA CARNAVAL DE RUA E CARNAVAL DE SALÃO NA

CIDADE DE JOINVILLE

Os anos de 1970 consolidam a Sociedade Kênia Clube como ponto de referência cultural no Município e, a partir da iniciativa dos frequentadores, sócios e membros da Escola de Samba do Kênia, Joinville passa a festejar os carnavais também na rua, além dos salões e espaços privados.

1975

PRESENÇAS ILUSTRES

A Sociedade Kênia Clube sediou em 1975 o II Encontro Afro-brasileiro. O evento contou com a presença de seis embaixadores africanos, entre eles representantes da Costa do Marfim e de Gana. As autoridades vieram a Joinville por convite de Otávio Carlos de Oliveira (Tatá), presidente do Clube na época. Tata, junto com outros representantes do Kênia, haviam ido meses antes a Brasília com o intuito de negociar a visita dos embaixadores ao Município catarinense.

1980

VITORIOSA

A Escola de Samba da Sociedade Kênia Clube sai da década de 1980 como a grande vencedora do Carnaval competitivo de Joinville. A agremiação enfileirou as premiações de 1983 e 84, e de 1987 a 1991. Em alguns dos anos, não competiu por falta de verbas ou divergências internas

1986

KÊNIA CLUBE INAUGURA SUA NOVA SEDE

Em novembro de 1986, a Sociedade Kênia Clube inaugurou a nova sede, agora com prédio em alvenaria. As obras foram viabilizadas a partir da venda de títulos do Clube, além do apoio do empresário Osvaldo Souza Filho. O prédio precisava de reformas e revitalizações desde o início da década. A falta de uma estrutura adequada inviabilizou a realização de eventos durante alguns anos, as obras eram, portanto, vitais para a continuidade do espaço.

1987

CELEBRAÇÃO

Em 1987, a Sociedade Kênia Clube celebrou 27 anos. Para comemorar a data e fortalecer a entidade como espaço de resistência, a comunidade se mobilizou para contar a própria história por meio da criação do Jornal do Kênia. A publicação narra a trajetória do Clube e a influência dele no Carnaval de Rua de Joinville.

1987

MUDANÇAS

A Escola de Samba, antes conhecida por “Amigos do Kênia” e “Escola de Samba do Kênia” passa a se chamar em 1987 “Escola de Samba Príncipes do Samba”. A agremiação é um braço da Sociedade Kenia Clube e congrega a história do pioneirismo no Carnaval de Rua de Joinville. A mudança, de acordo com os jornais da época, refletiam o amadurecimento e profissionalização da escola.

1987

CARNAVAL EM DESTAQUE

Em 1987, a sede do Kênia Clube recebeu a exposição “Operários do Samba” do fotógrafo Rui Arsego. O profissional acompanhou por cerca de dois meses os ensaios da Escola Príncipes do Samba, além do desfile carnavalesco. A exposição reuniu 42 fotografias; ao todo foram tiradas 200. Ainda em 1987, a exposição ficou em cartaz no Museu de Arte de Joinville (MAJ). Atualmente as imagens se encontram no Arquivo Histórico de Joinville.

1997

INTERRUPÇÃO POR DIFICULDADES
FINANCEIRAS

Em 1993 a Prefeitura de Joinville deixou de apoiar e organizar o Carnaval de rua no Município. A decisão afetou a Sociedade Kênia Clube, que, no final daquela década, por falta de recursos financeiros, arrendou o espaço para terceiros. A suspensão das atividades foi notícia nos jornais da época.

2002

RETOMADA DAS ATIVIDADES

Com o retorno do Carnaval de Rua em Joinville no início dos anos 2000, a Sociedade Kenia Clube volta às atividades e retoma a administração da própria sede, arrendada no final dos anos 1990. Reportagens da época apontavam que a entidade seguia com problemas de gestão das finanças. Ainda assim, a vontade da comunidade em retomar as atividades e movimentar o espaço com cultura e lazer eram mais forte.

2006

RETOMADA DO CARNAVAL

O Carnaval de Rua de Joinville retornou em 2006, ainda sem caráter competitivo. A interrupção dos desfiles ocorreu em 1993. O município passou 16 anos sem celebrar a festa mais popular do país. Em 2014 e 2015, o Carnaval voltou a ser competitivo. No primeiro, a Escola Príncipes do Samba ficou em 4º lugar entre seis concorrentes. No ano seguinte, conquistou o vice-campeonato. Em 2017, a festa popular não ocorreu por falta de recursos financeiros por parte do Poder Público Municipal e em 2020 e 2021, foi suspenso em razão da pandemia de COVID-19.

2010

BENÇÃO CARIOCA

Em setembro de 2010, a Escola de Samba Príncipes do Samba filiou-se à G.R.E.S Portela do Rio de Janeiro. A cerimônia de batizado ocorreu na sede da entidade em Joinville e contou com a presença de grandes nomes portelenses, como os sambistas Monarco e seu filho
Marquinhos Diniz.

2013

MEDALHA DE MÉRITO ANTÔNIA
ALPAÍDES

Em novembro de 2013, a Sociedade Kênia Clube recebeu a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes da Câmara de Vereadores de Joinville. Naquele ano a associação e mais 11 personalidades do Município foram homenageadas. A honraria, de acordo com a resolução do Poder Executivo Municipal que criou a Medalha, congratula pessoas/entidades que "por meio da arte, cultura, desenvolvimento social ou educacional, realizaram relevantes trabalhos ou destacaram-se na defesa da raça negra".

2015

ARTICULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE

Em 2015, a pedido de representantes da Sociedade Kenia Clube, a Univille realizou um estudo sobre a viabilidade da associação ser reconhecida como Patrimônio Imaterial. A pesquisa resultou no trabalho acadêmico: Registro Do Patrimônio Cultural Imaterial-Associação Kênia Clube De Joinville: Um Estudo de Caso. O projeto foi elaborado pelos estudantes Alanna Fernandes Duarte, Andrea Grandini José Tessaro Franciele Da Silva Camara e Julio Cesar De Sá, sob a orientação das professoras Drª. Luana de Carvalho S. Gusso, Drª. Patricia de Oliveira Areas e Drª. Sandra P.L. de Camargo Guedes na disciplina de Patrimônio Cultural e Cidadania I, vinculado ao Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade.

Em 2015, a partir do estudo realizado por
acadêmicos da Univille, representantes da
Sociedade Kênia Clube solicitaram formalmente à
Fundação Cultural de Joinville (atual Secretaria de
Cultura e Turismo) o título de Patrimônio Imaterial do Município. O pedido não foi levado adiante na época.

2018

ORGANIZAÇÃO DO COLETIVO “O
KÊNIA É NOSSA CASA”

Em 2018 a Sociedade Kênia Clube e a Escola Príncipes do Samba idealizaram a campanha "O Kênia é Nossa Casa". A iniciativa tinha o objetivo de promover ações para preservação e valorização do espaço. As atividades foram destinadas, principalmente, à comunidade do entorno do clube.

2020

CELEBRAÇÃO

Em setembro de 2020 a Sociedade Kênia Clube completou 60 anos. Por causa das restrições sanitárias impostas pela COVID-19, a celebração não pode ocorrer presencialmente. Para não perder a oportunidade de comemorar a data, a entidade lançou a campanha "K60 anos - Salve a Sociedade Kênia Clube" no Facebook com o intuito de dar visibilidade nas redes sociais a depoimentos de frequentadores e simpatizantes do espaço. O movimento gerou uma série de depoimentos que descrevem a importância da associação como lugar de promoção da cultura, resistência e do afeto.

2022

RECONHECIMENTO

Em 2022 representantes da Sociedade Kênia Clube solicitaram mais uma vez o reconhecimento da entidade como Patrimônio Imaterial. O requerimento foi remetido à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville que deu andamento ao processo. Em agosto a Sociedade Beneficente Kênia Clube recebeu na sede da Prefeitura de Joinville o título de Patrimônio Imaterial de Joinville na categoria Registro Lugar de Memória.

2022

PRESTÍGIO

Em 2022 a Sociedade Kênia Clube de Joinville recebeu a Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa. A premiação, que acontece anualmente é promovida pela FCC (Federação Catarinense de Cultura) e tem o objetivo de reconhecer pessoas e instituições importantes para a cultura catarinense. A honraria foi entregue no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Na data também foram homenageados Carlos Antônio Falcão Cavalcanti Lins, Edsoul (Edson Amaral), Eliane Debus (Eliane Santana Dias Debus), Mapi Cravo (Maria Aparecida Cravo Silveira), Robson Benta, Sérgio Adriano H (Sérgio Adriano Dias Luiz) e Fritz Müller (Johann Friedrich Theodor Müller) - in memoriam.

2023

LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO
“CADERNOS DO PATRIMÔNIO”

Em agosto de 2023, a Prefeitura de Joinville lança a publicação “Cadernos do Patrimônio”, com sua primeira edição dedicada a apresentar à comunidade a história da Sociedade Kênia Clube.

2024

SOCIEDADE É RECONHECIDA COMO PONTO DE CULTURA

Sociedade Kênia Clube recebeu o certificado Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, através da Plataforma Rede Cultura Viva!

Este reconhecimento confirma o nosso compromisso em desenvolver e articular atividades culturais em nossa comunidade, contribuindo para o acesso, proteção e promoção dos direitos, cidadania e diversidade cultural no Brasil. 

Estamos honrados por fazer parte desta rede e continuar nossa missão de celebrar e preservar a rica herança cultural de nossa comunidade. Sem prazo de validade, esse selo representa a força e a dedicação de todos que fazem parte do Kênia. 

Momentos importantes da nossa história

Há mais de seis décadas, o Kênia conquistou sua sede no bairro Floresta, um marco construído com o esforço da comunidade negra e apoio local. Inicialmente uma estrutura modesta de madeira, hoje é um centro cultural de alvenaria e patrimônio negro de Joinville. Desde o Grêmio Feminino e aulas de capoeira até a criação das Escolas de Samba Kênia e Príncipes do Samba, o clube se consolidou como um ponto de encontro e resistência negra em Santa Catarina, indo além de rodas de samba e ensaios carnavalescos, mantendo viva a identidade e história da comunidade.

Depoimento da Ana Carolina
01:17
Depoimento da Ana Carolina
Filha do Butiaco - Ex Presidente do Kênia Clube
Depoimento Jailson e Mari
03:31
Depoimento Jailson e Mari
Frequentadores assíduos dos anos 80 e 90 no Kênia Clube
Depoimento Padilha
08:14
Depoimento Padilha
Depoimento Paulo Junior
03:10
Depoimento Paulo Junior
Depoimento Paulo Junior

Estamos preparando algo especial para você! Em breve, esta página estará repleta de novidades. Obrigado por sua compreensão e por fazer parte dessa jornada conosco.

Depoimentos

Depoimentos de pessoas que fazem parte da nossa história

bottom of page